Como Nascer de Novo

O verdadeiro significado das palavras de Jesus!

pelo Pastor John Hamel

 

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” (João 3:3,4)

 

Na Bíblia, Jesus disse a um homem chamado Nicodemos que a única maneira para um ser humano poder entrar no Reino de Deus é “Nascendo de Novo”. Nicodemos respondeu-lhe com uma pergunta, “Então que devo eu fazer? Voltar a entrar no ventre de minha mãe e nascer outra vez?” Este bom homem não pretendia faltar ao respeito, mas a sua mente se encontrava um pouco baralhada pela forte declaração de Jesus.

 

Muitas pessoas ainda hoje ficam “baralhadas e confusas” quando se fala de “Nascer de Novo”. Eu também era assim até ao dia em que na realidade experimentei o que Jesus estava falando. Se bem que, Deus não tolera ninguém que faça troça deste trabalho do Espírito Santo, mas Ele entende, respeita e aceita qualquer pergunta sincera que um ser humano faça.

 

Pela sinceridade de Nicodemos, Jesus logo respondeu à sua  insensatez dizendo, “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito...” (João 3:6) Eu gostaria de simplificar esta explicação de Jesus em termos mais modernos.

 

O que Jesus na realidade estava dizendo era, “deixa-me te explicar da seguinte maneira. A primeira vez que tu nasceste, tu nascestes na carne. Aí entraste no mundo NATURAL, no mundo físico através de uma porta natural. Essa porta foi o ventre de tua mãe. A Segunda vez que tu nasceres, (o chamado “Nascer de Novo”) tu vais entrar no mundo ESPIRITUAL por meio de uma porta espiritual. Essa porta sou Eu e somente Eu. É tão simples como Eu te expliquei.” 

(João 14:6) 

 

Mais tarde Jesus foi ainda mais explícito para com os seus discípulos … “Eu sou a PORTA (para o mundo espiritual): Se alguém entrar por Mim, será salvo.” (João 10:9) Por esta razão, ninguém deve ficar confuso acerca do que significa “Nascer de Novo”. Assim, Jesus tornou o assunto simples e fácil de se entender.

 

Alguém pode perguntar, “quer isto dizer que eu tenho de deixar a minha denominação?” Não necessariamente. As várias denominações no mundo têm muitos membros que são pessoas Nascidas de Novo. Deus lhe mostrará a que igreja se deve congregar.  O que isto na realidade quer dizer, é que você precisa Nascer de Novo para poder gozar da vida eterna no Céu.

 

Na hora da sua partida deste mundo para a eternidade, Deus não vai estar vendo a que denominação você pertence. Ele vai sim, verificar se o seu nome está escrito no “Livro da Vida”. Se o seu nome não for nele encontrado, ser-lhe-á negada a entrada no Céu. (Apocalipse 20:15) Por outro lado, se o seu nome for achado escrito no “Livro da Vida”, você entrará na esfera das bênçãos eternas. A Bíblia diz que, “...naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro!” (Daniel 12:1). O seu nome só será registado no “Livro da Vida” se você tiver “Nascido de Novo.”

 

O “Novo Nascimento” ou o “Nascer de Novo” acontece se simplesmente você declarar, Jesus, eu te escolho como Senhor e Salvador.” (Romanos 10:13)  É simples, mas muito profundo. Deus quis que fosse assim. No preciso momento em que você diz, “Jesus, eu te escolho” imediatamente você passa a ser uma Nova Criatura em Cristo. (2 Coríntios 5:17) Tudo acontece sobrenaturalmente, dentro de si. (Lucas 17:21)

 

Acontece mesmo com esta simplicidade. Porque não o faz agora de forma a ter a certeza de que o seu nome é registado no “Livro da Vida”? Enquanto você não for “Nascido de Novo” você não terá certeza alguma no amanhã. Não espere até ser tarde de mais. A misericórdia de Deus está-lhe sendo oferecida em tempo oportuno, em tempo de vida. A Bíblia nos diz que, “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.”  (Hebreus 9:27) 

 

Para reforçar tudo aquilo que já disse, vou repetir de novo que, a Misericórdia de Deus está-lhe a ser oferecida em tempo oportuno. Por outro lado, apenas o Julgamento ser-lhe-á oferecido em tempo em que você não poderá escolher mas apenas terá de aceitar. Que julgamento vai querer enfrentar? O julgamento do castigo? Ou o julgamento da recompensa do Deus Altissimo. A única maneira de poder enfrentar a face do Deus Vivo depois de  morrer, é “Nascer de Novo” antes de partir deste mundo.

 

Agora creio que você entendeu o que Jesus queria dizer quando disse que é preciso “NASCER DE NOVO.”

 

Agora sinto-me satisfeito por lhe ter dito isto com clareza.

 

Seja abençoado ...  John e Barbara Hamel

 

Este artigo foi traduzido para JHM pelo Pastor Paul Fidalgo e corrigido pela sua filha Claudia de New Bedford, Massachusetts. Por favor visite o edificante site do Pastor Paul em www.faithliving.us.   JHM

Home  l  Bible Training  Top  Beliefs  l  Contact